Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Serviço de Alojamento de Revistas

​​
A UMinho Editora está aberta a propostas de integração de revistas científicas ou culturais, já ​​editadas ou por editar por diferentes Unidades Orgânicas da Universidade do Minho, que tenham interesse em receber a chancela da UMinho Editora.

As revistas serão preferencialmente publicadas online, em harmonia com as políticas de acesso aberto, respeitando-se todos os critérios editoriais normalizados pelos responsáveis das mesmas.

Este serviço é oferecido na plataforma Open Journal Systems, que permite realizar a gestão editorial das revistas científicas, de forma ágil e eficaz, seguindo as boas práticas e ​tendências de apoio à publicação disponibilizadas pelas editoras académicas de todo o mundo. Inclui o apoio em todo o processo de alojamento, desde a configuraç​ão do site, de forma a responder às exigências das bases de dados internacionais, até ao início de publicação das revistas.  A plataforma de alojamento permite agilizar toda a gestão editorial, começando na submissão de artigos, passando pela revisão por pares, revisão de texto e publicação dos volumes/artigos. O serviço inclui ainda o​ apoio contínuo na configuração da plataforma e serviços de suporte e helpdesk editorial.​


 

hosting.jpg

 Adesão ao Serviço


​​​

O serviço de revistas da UMinho Editora destina-se a​ revistas associadas à Universidade do Minho e às suas unidades orgânicas , ​de carácter científico ou cultural​, novas ou já existentes, com âmbito bem definido e que publiquem ou pretendam publicar maioritariamente artigos científicos ou académicos​ e em acesso aberto. 

Para aderir a este serviço, é necessário preencher o seguinte formulá​rio​. Os pedidos de adesão serão analisados pela Diretora e, caso necessário, aprovado em Conselho Editorial.

Em caso de aceitação, a revista será criada e configurada​ na plataforma de gestão editorial e em conjunto com os editores da revista, será definido​ um layout para o site. Será ministrada uma pequena formação sobre a plataforma Open Journal Systems para facilitar o início de utilização, sendo ainda prestado apoio sempre que necessário e solicitado.


 
A adesão ao serviço implica a assinatura de um Contrato de edição de revistas​.
bump.jpg​​​ ​