Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Novidades

 
galegos
quarta-feira, 24.7.2024 - sexta-feira, 24.7.2026   
A obra "Colocacións co verbo soporte «dar» en galego e español mailos seus equivalentes en lingua croata" foi a vencedora do I Premio Internacional de Estudos Galegos, da Asociación Internacional de Estudos Galegos.


"Colocacións co verbo soporte «dar» en galego e español mailos seus equivalentes en lingua croata" de Alejandro Martínez Vicente, vence o I Premio Internacional de Estudos Galegos promovido pela Asociación Internacional de Estudos Galegos e é publicado pela UMinho Editora.
Este livro, Colocacións co verbo soporte «dar» en galego e español mailos seus equivalentes en lingua croata, é produto de uma tese de doutoramento em galego realizada na Croácia na Universidade de Zadar. O objetivo desta tese foi compilar e analisar o aparelho colocacional com o verbo suporte «dar» em galego e espanhol e, a par deste, estabelecer os equivalentes que existem em croata e comparar as três línguas.
Desta forma, neste livro oferece-se um estudo das colocações com verbo suporte (CVS) para cada uma das línguas ibero-românicas, para além de um para os equivalentes croatas. A par disto, é também feita uma análise contrastiva entre as compilações das três línguas.
A análise das CVS ibero-românicas permitiu-nos dar contributos sobre a descrição linguística deste tipo de semifrasemas. Tornando assim possível detalhar de forma sólida a sua natureza interna e as suas características em comparação com outros tipos de fraseologismos ou combinações, para, desta forma, estabelecer limites precisos para as CVS. Do lado croata, apesar de se tratar de uma compilação de equivalentes, que não necessitam de ser CVS, são também oferecidas conclusões que contribuem para a descrição linguística desta língua eslava.
No estudo contrastivo das três línguas, para além dos contributos já referidos, são apresentadas conclusões e propostas relevantes para melhorar a aquisição do GLE e do ELE com especial enfoque nos alunos cuja língua materna é o croata.
A extensa compilação de unidades de análise deste artigo inclui 11687 vozes, das quais 7776 são CVS, 3457 verbos simples correspondentes, 294 unidades fraseológicas e 160 equivalentes que são sintagmas livres.
 
galegos

"Colocacións co verbo soporte «dar» en galego e español mailos seus equivalentes en lingua croata" vence o I Premio Internacional de Estudos Galegos

quarta-feira, 24.7.2024 - sexta-feira, 24.7.2026  
A obra "Colocacións co verbo soporte «dar» en galego e español mailos seus equivalentes en lingua croata" foi a vencedora do I Premio Internacional de Estudos Galegos, da Asociación Internacional de Estudos Galegos.


 
abril
segunda-feira, 22.7.2024 - quarta-feira, 22.7.2026   
O livro "Vozes que moldam Abril: Os discursos presidenciais na celebração da Revolução" analisa oos discursos dos vários Presidentes da República, nas comemorações do 25 de Abril.


"Vozes que moldam Abril: Os discursos presidenciais na celebração da Revolução" traz-nos a análise dos discursos dos Presidentes da República nas várias comemorações do 25 de Abril, nos 50 anos desde que houve a Revolução dos Cravos.
A democracia, em Portugal, tem data de nascimento. Vozes que moldam Abril tem como objetivo primeiro assinalar os 50 anos do 25 de Abril, na atenção aos discursos presidenciais de comemoração da Revolução, realizados maioritariamente na Assembleia da República Portuguesa. Concordamos com Balandier (1992) quando sublinha a importância simbólica da dimensão cerimonial na manutenção do poder. Em eventos de celebração nacional, os discursos amplificam esta dimensão.
Os discursos presidenciais são lugar de legitimação e credibilização da função de Presidente da República, cujo poder se materializa, assim, no exercício público e institucional da palavra. Não se pode dissociar o que o Presidente diz dos modos linguísticos, discursivos, como o diz, do contexto onde o diz ou dos destinatários do que diz. A pertinência e importância da investigação realizada assenta no pressuposto de que os discursos, todos os discursos, não são transparentes, não são simples espelho do mundo, antes são modos particulares de o construir, a partir de um olhar marcado por dimensões experienciais, sociais e culturais, entre outras. Por isso, analisar os modos como são construídos os discursos presidenciais de celebração do 25 de Abril é um contributo central para o conhecimento do seu lugar na História de Portugal, a partir dos olhares privilegiados dos presidentes da República, cujas vozes, sem dúvida, moldam Abril. Este livro, que reúne pesquisas de investigadores em Ciências da Linguagem, é a nossa forma comum de celebrarmos Abril e os 50 anos da democracia portuguesa.