Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Serviço de Publicação de Livros

A Editora está aberta a propostas de edição de autores membros da UMinho e de autores exteriores, bem como a propostas para tradução de obras estrangeiras.

Os autores que pretendam publicar as suas obras deverão submeter um resumo da obra, com um máximo de 4 páginas, acompanhado por um fo​rmulári​o que se destina a avaliar a fundamentação da proposta e a oportunidade da sua edição, designadamente quanto ao seu posicionamento relativamente a outras obras da mesma área.

Caso a proposta seja aceite, o autor deverá preparar o original de acordo com as ‘Instruções para os Autores​’, e submetê-lo para avaliação através da plataforma Open Monograph Press.

O manuscrito será avaliado por dois especialistas da respetiva área que serão designados pelo  Conselho Científico e Editorial. A aceitação da obra para publicação dependerá do parecer positivo dos avaliadores, devendo os autores proceder às modificações e correções eventualmente sugeridas, cabendo a decisão final ao Conselho Científico e Editorial.

Uma vez aprovada uma obra para edição, o Gabinete Editorial elabora o plano de produção, bem como a respetiva conceção gráfica, de acordo com as especificidades de cada livro e da coleção e série em que será editada.

A edição de uma obra será sempre acompanhada da celebração de um Contra​to de edição entre a Editora e o(s) respetivo(s) autor(es), ou os seus representantes legais. A Editora assegurará uma revisão técnica das provas, cabendo ao autor da obra a revisão integral das primeiras provas, incluindo as provas tipográficas quando aplicável.

A Editora procurará encontrar financiamentos externos para a edição das obras em papel, sendo os autores convocados a participar neste processo, indicando contactos e entidades públicas ou particulares que poderão financiar a impressão e divulgação da obra a editar.
​​

 Nova proposta de edição

 
Se é investigador e tem uma obra que pretende submeter à consideração da UMinho Editora, encontra aqui os passos a seguir para nos enviar uma proposta de edição. Deverá preparar um documento com um resumo de, no máximo 4 páginas A4, sobre o tema da obra, metodologia e enquadramento e preencher o nosso Formulário​ de Proposta de Edição com as características principais do livro e enviar o documento com o resumo (questão 5). Não esquecer ainda de preencher e assinar a Declaração de autoria e autorização e publicação e enviar também através do formulário em formato PDF (assinado digitalmente ou assinatura manual digitalizada). 

Caso a proposta seja considerada relevante para publicação pela Diretora da UMinho Editora, ser-lhe-á solicitado que submeta o seu manuscrito e outros componentes da obra, tal como imagens e gráficos, na plataforma de gestão editorial Open Monograph Press. Para este processo, é necessário efetuar Registo na ​plataforma no canto superior direito. A obra seguirá para consideração do Conselho Científico e Editorial e posteriormente para revisão externa por dois especialistas da área de conhecimento.


Todo o processo editorial será gerido através da plataforma E-books UMinho.


 Instruções aos autores

A obra, depois de aceite para publicação pela Diretora da UMinho Editora, deverá ser submetida na plataforma E-books UMinho, onde será avaliada pelo Conselho Científico e Editorial e por dois especialistas da área. Após a emissão de pareceres positivos à sua publicação, iniciar-se-á o processo de paginação, revisão de provas e publicação. O manuscrito será enviado em formato aberto editável, tal como DOCX, RTF, ODF ou LaTeX, escrito com letra Arial ou Calibri tamanho 11, espaçamento 1,5. As páginas terão todas numeração sequencial, em algarismos árabes.

Aquando da submissão da obra é necessário inserir na plataforma, para além do manuscrito,​ o(s) nome(s) do(s) autor(es), afiliação institucional (e desejavelmente o seu identificador ORCID), resumo até 100 palavras em português e inglês e até cinco palavras-chave em português e inglês.

As imagens, gráficos e materiais visuais deverão ser enviadas em formato tiff com 300 dpi a cores e submetidas separamente, selecionando na lista existente na plataforma o tipo de objeto correto. No manuscrito deverá ser assinalada a exata localização do material visual e a correspondência correta, com as respetivas legendas inseridas no texto numeradas sequencialmente.

​As notas de rodapé devem ser evitadas. Se forem realmente necessárias, deverão ser curtas e concisas e inseridas no texto usando a ferramenta de notas de rodapé.

As referências bibliográficas devem ser bem estruturadas e construídas consoante a norma selecionada e/ou aprovada no momento do projeto editorial. Para mais informações sobre normas e como construir as suas referências bibliográficas, consulte o guia dos Serviços de Documentação: https://guias.sdum.uminho.pt/referencias.

​Os índices remissivos terão de ser autorizados pela Editora e serão construídos pelos autores. A Editora fornecerá o documento paginado para auxiliar no processo de construção do índice, mas não se responsabiliza por essa tarefa.​