A obra, depois de aceite para publicação pela Diretora da UMinho Editora e pelo Conselho Científico e Editorial, deverá ser enviada na submissão na plataforma
E-books UMinho, onde será avaliada por dois especialistas da área. Após a emissão de pareceres positivos à sua publicação, iniciar-se-á o processo de paginação, revisão de provas e publicação. O manuscrito será enviado em formato aberto editável, tal como DOCX, RTF ou ODF, escrito com letra Arial ou Calibri tamanho 11, espaçamento 1,5. As páginas terão todas numeração sequencial, em algarismos árabes.
Aquando da submissão da obra é necessário inserir na plataforma, para além do manuscrito, o(s) nome(s) do(s) autor(es), afiliação institucional (e desejavelmente o seu identificador ORCID), resumo até 100 palavras em português e inglês e até cinco palavras-chave em português e inglês.
As imagens, gráficos e materiais visuais deverão ser enviadas em formato tiff com 300 dpi a cores e submetidas separadamente, selecionando na lista existente na plataforma o tipo de objeto correto. No manuscrito deverá ser assinalada a exata localização do material visual e a correspondência correta, com as respetivas legendas inseridas no texto numeradas sequencialmente.
As notas de rodapé devem ser evitadas. Se forem realmente necessárias, deverão ser curtas e concisas e inseridas no texto usando a ferramenta de notas de rodapé.
As referências bibliográficas devem ser bem estruturadas e construídas consoante a norma selecionada e/ou aprovada no momento do projeto editorial. Para mais informações sobre normas e como construir as suas referências bibliográficas, consulte o guia dos Serviços de Documentação e Bibliotecas:
https://guias.sdum.uminho.pt/citar_referenciar.
Os índices remissivos terão de ser autorizados pela Editora e serão construídos pelos autores. A Editora fornecerá o documento paginado para auxiliar no processo de construção do índice, mas não se responsabiliza por essa tarefa.